Sobre Oscar Castro, autor do texto “La Guerra” e o Theâtre Aleph

Oscar Castro

Oscar Castro

Oscar Castro (Santiago do Chile, 1947): Conhecido como escritor, ator, e diretor, fundou o grupo de teatro Aleph em 1968. Este grupo foi um dos primeiros a experimentar a criação coletiva no Chile e teve muitos seguidores por lá. Ele, junto de outros membros de seu grupo, passou pelo menos 10 anos (1976-1986) no exílio em Paris durante o regime militar, mas retornou ao Chile depois. Sua peça mais conhecida foi ‘La increíble y triste historia Del General Peñaloza y Del exiliado Mateluna’, que foi a primeira produção do grupo na França em 1976 sob o título ‘L’incroyable et triste histoire Du Général Peñazola et l’exilé Mateluna’. A peça, em seu formato original, entreleçava histórias do ditador General Peñazola e de um refugiado político, Fernando Mateluna Rojas, que morava em Paris[1].

 Aleph francês e Aleph chileno: Era 1966, um grupo de estudantes do Instituto Nacional e do Liceo 1, incluindo Michelle Bachelet, deu início a um projeto de teatro que abalou as mesas da época e só parou com sua prisão em 1974. Depois de dois três anos em campos de detenção em 1976 Castro partiu para a França, onde fundou o Aleph Europeia, grupo que dirige hoje. Mas agora o exílio termina para ele. “Esta nova Aleph é a única maneira de começar uma nova vida. Eu vou estar com um pé aqui e outro ali. Era hora de voltar, para mim, a transição é mais“, diz ele.

O grupo chileno já existe. A casa tem duas pessoas trabalhando fixo, uma sede provisória na Avenida Arrieta e um elenco que estreou em 7 de janeiro com “Sube sube la espumita en la sala La Comedia”. O grupo é composto de atores com menos de 30 anos, moradores de Santiago com alguma ocupação além do teatro. “É como o velho Aleph“, diz Castro. E embora ainda não sabe como vai financiar, o diretor tem claramente que quer  que se tornem um grupo estável e que tenha intercâmbios com o outro grupo francês. [2]

Veja mais em: https://www.facebook.com/pages/Th%C3%A9%C3%A2tre-Aleph/175383865806070

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s