Ditadura, Teatro e Vida

Em junho, o Núcleo Teatral Filhos da Dita, do bairro Cidade Tiradentes, recebe o autor chileno Oscar Castro e realiza debate sobre a ditadura no Chile e no Brasil

Junho/2015

A resistência sempre foi a marca registrada da periferia, seja nos períodos de democracia ou ditadura. A arte, entrelaçando este movimento, faz parte do seu cotidiano, ajudando a ampliar a compreensão do mundo. Neste mês, o Núcleo Teatral Filhos da Dita, do bairro Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo (SP), recebe o dramaturgo chileno Oscar Castro para uma série de atividades.

modelo-3Castro é autor da peça “A Guerra”, que foi adaptada e é encenada pela companhia. Escrita em 1976 – quando o Chile vivia sob uma ditadura comandada por Augusto Pinochet e o Brasil era dirigido pelo militar Ernesto Geisel – a peça faz uma reflexão atual sobre violência, poder e alienação.

A adaptação brasileira deu ao grupo, que tem uma forte atuação na periferia paulista, a possibilidade de resgatar a história de resistência em Cidade Tiradentes. Em sua estadia no país, patrocinada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, Castro participará de uma roda de conversa para discutir o papel da Arte e do teatro, no contexto da periferia, no dois países.

“Este texto o Núcleo interpreta no teatro e na rua. Pra gente esta temática é importante, pois fala da violência do cotidiano que a gente sofre enquanto jovem, enquanto periférico. Então precisamos refletir e discutir sobre isso. O Oscar vem para aprofundar esta discussão e é muito bom”, avalia Luara Sanches, integrante do grupo.

O debate, intitulado “Ditadura, Teatro e Vida”, acontece no sábado (27), às 19 horas, na sede da Kiwi Cia de Teatro, no centro da capital. Também participam da conversa, o ex-preso político, Alípio Freire, o diretor do grupo Teatro União e Olho Vivo (TUOV), César Vieira, o ex-presidente da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Adriano Diogo, além de integrantes do Filhos da Dita, outros grupos artísticos e moradores do bairro e outras periferias.

Além do debate, o dramaturgo participa de algumas atividades de cunho técnico, que vão contribuir para o enriquecimento artístico do grupo e do bairro. As “Oficinas do ator latino” serão abertas ao público e realizadas na quinta-feira (25), às 18h no Espaço Cultural CITA, no bairro do Campo Limpo, Zona Sul, e na terça-feira (30), às 15h, no Centro de Formação Cultural no bairro Cidade Tiradentes, na Zona Leste.modelo-5

A Guerra

A Guerra conta a história de três soldados que partem para a guerra e, no caminho, esquecem quem é o inimigo. A partir dessa constatação, aos poucos, o espetáculo apresenta cenas que revelam ao público o absurdo de guerras invisíveis vividas no cotidiano.

A chegada do dramaturgo, na segunda-feira (22), tem gerado grande ansiedade a todos os integrante do Filhos da Dita. Pela primeira vez, Oscar Castro poderá acompanhar e prestigiar a adaptaçao brasileira, encenadas pelos artistas Cláudio Pavão, Ellen Rio Branco, Guilherme Sousa, Luara Sanches, Rafael Pantoja e Thábata Leticia. A direção é de Paulo Carvalho e Marcelo Palmares atores do grupo Pombas Urbanas.

A sessão será aberta ao público e acontece na próxima terça-feira (23), na sede do grupo, no Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes, às 20 horas.

Anúncios

Sobre Filhos da Dita

Somos filhos de um processo vivo, mutante a todo o momento, mas com sólidas raízes que sustentam-nos primordialmente, como seres humanos, sociais, coletivos, amorosos, sedentos pela transformação.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s