Na periferia de SP, grupo teatral recebe autor chileno e discute o papel da Arte na ditadura

Em junho, o Núcleo Teatral Filhos da Dita recebe o dramaturgo Oscar Castro para uma série de atividades nas periferias paulistanas

05/06/2105

Formado por atrizes e atores do bairro Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, o Núcleo Teatral Filhos da Dita recebe, com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, no mês de  junho, o dramaturgo chileno Oscar Castro, para uma série de atividades culturais pelas periferias paulistanas. O objetivo do projeto é discutir o papel da Arte e do teatro nos períodos de ditadura no contexto do Chile e do Brasil.

Oscar é autor da peça “A Guerra“, escrita em 1976, que foi adaptada pela companhia e é encenada desde 2013. A adaptação faz uma reflexão atual sobre temas como violência, poder e alienação, entre outros pontos que compõem a guerra diária de cada ser humano.

A vinda do autor ao Brasil será extremamente importante, pois poderá contribuir para o enriquecimento artístico do grupo e do bairro. Sendo assim, em sua residência por aqui, Oscar acompanhará os ensaios do grupo e participará de oficinas e rodas de conversa. Todas as atividades serão gratuitas e não é necessário inscrição para participar.

CartazAtividades

O pontapé inicial da visita do autor será com a apresentação da peça A Guerra, na terça-feira (23/06), às 20h no Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes.

Uma roda de conversa “Ditadura, Teatro e Vida”, cujo intuito de promover um intercâmbio de experiências entre as realidades brasileira e chilena no contexto cultural e político também acontece, no sábado (27/06), às 19h no espaço sede da Kiwi Companhia de Teatro, localizado no bairro de Santa Cecília, Zona Oeste da capital paulistana. O bate-papo contará com a presença de moradores do bairro Cidade Tiradentes, que viveram no período da ditadura e foram caçados, presos e torturados; entre outras pessoas, como o deputado Adriano Diogo, que foi presidente da Comissão Nacional da Verdade (CNV).

A oficina “O Ator Latino” também faz parte da série de atividades entre o Filhos da Dita e o dramaturgo. Com foco no trabalho corporal e na direção cênica, Oscar Castro ministrará duas edições do workshop, ambos em espaços culturais localizados nos extremos da cidade. A primeira, na quinta-feira (25), às 18h no Espaço Cultural CITA, no bairro do Campo Limpo, Zona Sul, e a segunda, na terça-feira (30), às 15h, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na Zona Leste .

CONFIRA A AGENDA

>>>A presentação A Guerra

Terça-feira (23/06), no Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes. Horário: 20 horas.

>>>Oficina O Ator Latino

*Quinta-feira (25/06), no Espaço Cultural CITA, no bairro do Campo Limpo, Zona Sul. Horário: 18 horas.

>>>Roda de conversa “Ditadura, Teatro e Vida”

*Sábado (27/06), no espaço sede da Kiwi Companhia de Teatro, localizado no bairro de Santa Cecília, zona Oeste da capital paulista. Horário: 19 horas.

>>>Oficina O Ator Latino

*Terça-feira (30/06), Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Horário: 15 horas

Não é necessário inscrição para participar das atividades.

Anúncios

Sobre Filhos da Dita

Somos filhos de um processo vivo, mutante a todo o momento, mas com sólidas raízes que sustentam-nos primordialmente, como seres humanos, sociais, coletivos, amorosos, sedentos pela transformação.
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s